2023.1

DISCIPLINAS 2023/1

IPG 762/851  TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICANÁLISE IV

TÍTULO: Luto, morte e melancolia 2

Professor: Joel Birman

Horário: Segunda-feira:  12h às 15h

Início: 13/03/2023

Luto, morte e melancolia 2. Este curso retoma a problematização dobreca melancolia e a morte realizada  no primeiro semestre de 2022, onde exploramos os autores clássicos sobre a melancolia na tradição psicanalítica, assim como a obra de aries sobre a história da morte no ocidente. Neste  curso vamos explorar as obras de allouch, assoun , nicolas Abraham e marie todos sobre a melancolia, assim como as obras de starobinsky e voyelle sobre a história da melancolia e da morte no ocidente. O curso será segundas feira  as 12hs   no Instituto de psicologia, a partir de 13 de março de 2023.

IPG 761/850  TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICANÁLISE III

Título: Kant com Sade: exame e comentário.

Professor: Amandio Gomes

Horário: Quarta-feiras:   11:00h às 14:00h.

Início: 29/03/2023

Após leitura e discussão do texto de Lacan “Kant com Sade” e o exame de como estão articulados aí o gozo e a lei moral, em sua formulação rigorosa por Kant, retomaremos neste semestre a análise desse escrito de Lacan, publicado inicialmente em 1963, visando destacar a sua atualidade em particular no que diz respeito à concepção de homem universal enquanto sujeito e sua sujeição à Lei Moral. De outro lado, exploraremos a oferta de um gozo universal através dos objetos prêt-à-porter, em escala industrial, no capitalismo globalizado. Universalidade do gozo e dos objetos que tem por condição a exclusão do desejo que singulariza e divide o sujeito, como vemos explicitado em Sade por Lacan. Num tal cenário, o que caberia à psicanálise sustentar na cultura? Menos a falta, da qual já se alimenta a demanda, e mais a divisão do sujeito, que é dividido pelo desejo que nele insiste e no qual ele não se reconhece.

IPG 756/845 ESCOLA EM PSICANÁLISE

TÍTULO:  Excesso e trauma hoje: além do mal estar

Professora: Marta Rezende

Horário: Quinta-feira:  09:00h às 12:00

Início: 23/03/2023

Após longo período de latência, o traumático retornou em Freud entrecruzado com o

narcisismo e a pulsão de morte, culminando na ideia de um incontornável “mal-estar na civilização”. Assistimos hoje a um novo retorno do traumático na psicanálise, vendo-se esta confrontada, novamente, à face demoníaca do psiquismo, desta vez, pelo incremento de figuras do excesso e do trauma, configurações subjetivas limites e extremas especialmente marcantes na atualidade. Neste curso buscaremos avançar na compreensão desse movimento, de natureza clínica e teórica, com ênfase no problema do mal-estar, sua singularidade hoje. Esta reflexão tem particular incidência em questões de relevância no campo da subjetividade individual e coletiva, demandando análise de temas clínicos e relativos ao laço social.

IPG 758/847  PSICANÁLISE E SOCIEDADE

TÍTULO: *Testemunho e transmissão em psicanálise: Hospital geral, atenção psicossocial e movimentos sociais*

Professores: Mariana Mollica, Nuria Malajovick e Vinicius Darriba

Horário: Sexta-feira:   15:00h às 18:00h

Início: 25/03/2023

Lacan e a transmissão.  Transmissão e saber. Transferencia de trabalho. O testemunho aberto e o testemunho heroico. Transferência e lalingua. O trabalho com coletivos. A Clínica do testemunho e a política da clínica psicanalitica. Narrativas sobre a morte violenta. Escrevivencias psicanalíticas. Memória e Retomada do território indígena.

Seminários de Pesquisa

É necessário contatar o professor para efetuar a matrícula nestes seminários

IPG 748/837  CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE iii

Título:  Dispositivos de Escuta em Psicanálise III

Professora: Fernanda Pacheco

Horário: Terça-feira:  08:00h às 11:00h

Início: 21/03/2023

Neste seminário, continuaremos a refletir sobre o impacto dos marcadores sociais na escuta psicanalítica, nos concentrando sobre as noções de desamparo, precariedade e vulnerabilidade na cultura e na clínica contemporânea.

IPG 744/834  OBJETO DA PSICANÁLISE

Título: Seminário de pesquisa em psicanálise: atualidade.

Professora: Maria Cristina Poli

Horário: Quarta-feira:   15:00h às 18:00h

Início do curso: 05/04/2023

Neste seminário, trabalharemos os projetos de pesquisa de cada orientado/a e sua formalização para as defesas e produção de artigos. Para tanto, discutiremos o tema da pesquisa em psicanálise a partir de bibliografia de referência e atualizada, e também questões de atualidade para pesquisas no campo psicanalítico. Entre essas questões os diferentes modelos de clínica em Freud e em Lacan, o enlace entre teoria do sujeito e psicopatologia, segregação e identidades, e política e psicologia das massas.

IPG 757/846  TEORIA DA CLÍNICA PSICANALÍTICA

TÍTULO: A negação: linguagem, negacionismo e acesso ao real.

Professora: Anna Carolina, Fernanda Moura, Ingrid Vorsatz e Juliana Dias

Horário: Sexta-feira:   08:00h às 11:00h

Início: 31/03/2023

Estudos sobre o artigo A negativa / A negação de Freud (1925) e comentários de Lacan e Hyppolite nos Escritos, visando destacar como as inflexões contemporâneas do campo do discurso intervém no modo como se constitui o acesso ao real para o falante.

IPG 760/849  TÓPICOS ESPECIAIS DA PSICANÁLISE II

Título:  Psicanálise, violência e trauma

Professor: Julio Verztman

Horário: Sexta-feira:   11:00h às 14:00h

Início do curso: 17/03/2023

Neste seminário restrito aos pesquisadores do NEPECC, daremos seguimento à discussão sobre o tema da violência em articulação com certas situações traumáticas, especialmente ao que se pode ser enfatizada como trauma social. Em função do objetivo de nossa atual pesquisa clínica, que gravita em torno do atendimento psicanalítico a pessoas alvo de violência, selecionamos relatos clínicos, especialmente na literatura psicanalítica brasileira, sobre dispositivos criados no tratamento e no cuidado a formas de sofrimento das quais começamos a nos aproximar. Procuraremos avançar também na discussão teórica sobre o trauma, examinando o trabalho de autores que privilegiam uma visada intersubjetiva do psiquismo. E especialmente aqueles que levam em conta os marcadores sociais para uma discussão sobre o traumático.