2023.2

IPG 751/840  PSICANÁLISE E FILOSOFIA

TÍTULO: O sexo em questão

Professora: Simone Perelson

Horário: Terça-feira:  10h às 14h

Início: 15/08/2023

A proposta do seminário será abordar as fórmulas da sexuação propostas por Lacan em seu Seminário livro 20. mais, ainda, (1972,1973), situando-as no contexto histórico das discussões sobre o sexo e o gênero, desde Foucault até os dias de hoje.

IPG 752/841  PSICANÁLISE E LÓGICA

Título: Leituras de Kant com Sade. (Continuação da leitura, análise e discussão do texto).

Professor: Amandio Gomes

Horário: Quarta-feiras:   11:00h às 14:00h.

Início: 09/08/2023

Após leitura e discussão do texto de Lacan “Kant com Sade” e o exame de como estão articulados aí o gozo e a lei moral, em sua formulação rigorosa por Kant, retomaremos neste semestre a análise desse escrito de Lacan, publicado inicialmente em 1963, visando destacar a sua atualidade em particular no que diz respeito à concepção de homem universal enquanto sujeito e sua sujeição à Lei Moral. De outro lado, exploraremos a oferta de um gozo universal através dos objetos prêt-à-porter, em escala industrial, no capitalismo globalizado. Universalidade do gozo e dos objetos que tem por condição a exclusão do desejo que singulariza e divide o sujeito, como vemos explicitado em Sade por Lacan. Num tal cenário, o que caberia à psicanálise sustentar na cultura? Menos a falta, da qual já se alimenta a demanda, e mais a divisão do sujeito, que é dividido pelo desejo que nele insiste e no qual ele não se reconhece.

IPG 753/842  PSICANÁLISE E LINGUAGEM

Título:  Entre a psicanálise e a antropologia: revisitando a noção de cultura

Professores: Fernanda Pacheco, Julio Verztman e Thais Klein

Horário: Sexta-feira:  08:00h às 11:00h

Início: 18/11/2023

https://docs.google.com/document/d/1xomkyn62RvUWXri3Zmaiy8_hx_iAxzpv9r2I_FX_QSc/edit?usp=sharing

Esta disciplina tem como objetivo promover um diálogo entre a antropologia e a psicanálise, mais especificamente no que concerne ao conceito de cultura. A divisão forjada entre natureza e cultura consiste em um dos sustentáculos da epistemologia moderna, discurso hegemônico fortemente racista que consagrou a Europa como epicentro de enunciação a partir do qual foram esboçados padrões de civilização e de produção de conhecimento; trata-se de uma divisão entre razão moderna e razões outras, homem moderno e existências outras – existências de corpos e de lugares subalternizados pela colonialidade. Nesse sentido, nos aproximaremos da obra freudiana para circunscrever as formas conceituação da cultura em articulação com a antropologia da época, deixando entrever as marcas da divisão natureza e cultura e outros caminhos. Em seguida, serão revisitadas algumas considerações de Lévi-Strauss que inspiraram na psicanálise lacaniana a crítica de uma concepção teleológica de cultura como ponto nodal de separação entre o primitivo e o civilizado. O perspectivismo ameríndio de Viveiros de Castro será abordado de modo a deixar entrever outras formas de circunscrever o par natureza e cultura na antropologia contemporânea. A partir dessas considerações, retornaremos para a psicanálise com a perspectiva de Winnicott sobre a experiência cultural e evocaremos outras autoras, tais como Judith Butler e Donna Haraway, de modo a buscar subsídios para repensar a noção cultura a partir de questões suscitadas pelo panorama contemporâneo, mais especificamente, no que concerne à diferença, à segregação e à violência.

IPG 759/848  TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICANÁLISE I

TÍTULO: Psicanálise e ciência em tempos de evidências.

Professor: Vinicius Darriba

Horário: Sexta-feira:   13:30h às 16:30h

Início: 01/09/2023

O evidence based como paradigma de cientificidade. A objetividade como valor epistêmico. Um modo de raciocínio científico apoiado na estatística. Ciência e capitalismo. Psicanálise e ciência. Psicanálise e medicina.

Seminários de Pesquisa

É necessário contatar o professor para efetuar a matrícula nestes seminários

IPG 754/843  PSICANÁLISE E CIÊNCIAS SOCIAIS

TÍTULO:  Corpo do transbordamento: a insistência do sensório hoje

Professora: Marta Rezende

Horário: Quinta-feira:  09:00h às 12:00

Início: 17/08/2023

Neste seminário será retomada a problemática do excesso e sua correlação com o narcisismo, tendo como foco central a relação eu/corpo em sua necessária articulação com a relação eu/outro. Busca-se promover uma maior apreensão teórica e clínica do lugar do sensório na constituição subjetiva, no funcionamento psíquico e no trabalho analítico. Serão analisadas algumas figuras clínicas, em especial, as que concernem a “clínica do extremo”, onde o apelo ao corpo, “corpo do transbordamento” tem especial destaque. Estas questões nos interrogam fortemente sobre o entrelaçamento entre as determinações psíquicas e sócio-culturais, fundamento para uma efetiva análise da singularidade das configurações subjetivas atuais  

Curso Interinstitucional de Curta Duração 1 Credito

É NECESSÁRIO CONTATAR A PROFESSORA “ANNA CAROLINA” PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO NESTE CURSO

Curso Interinstitucional de Curta Duração (1crédito)

TÍTULO: ): Psicanálise e saúde mental na Universidade: políticas de vida, escuta e sobrevivência psíquica em tempos sombrios.

Professora: Anna Carolina, Fernanda Moura, Ingrid Vorsatz e Juliana Dias

Horário: Sexta-feira:   08:00h às 11:00h

Início: 15/09/2023 (Manhã e Tarde) Híbrido na USP. As outras 4 sextas-feiras seguinte manhã (on line)

Coordenadoras: Rose Gurski (UFRGS), Miriam Debieux Rosa (USP), Luciana Gageiro Coutinho (UFF).

Professoras Responsáveis:  Anna Carolina Lo Bianco (UFRJ),  Andrea Guerra (UFMG), Barbara Dias (UFPA), Claudia Andrade (UNIRIO), Kelly Brandão (UNICAMP), Silvio Carneiro (UFABC) 

Inscrições: contatar a Profa Anna Carolina Lo Bianco