2020.2

Disciplinas Abertas (por via remota, em plataforma de videoconferência a confirmar com cada professor)

IPG 762 (Mestrado) /IPG 851 (Doutorado) Tópicos Especiais em Psicanálise IV

Título: O discurso do capitalista e a economia pulsional contemporânea
Professor: Fabio Malcher
Horário: Terças-feiras, às 9h
Início: 08 de dezembro de 2020


Seguiremos nesse semestre na pesquisa do laço social contemporâneo, voltando nosso interesse para os efeitos subjetivos do discurso capitalista, sobretudo, em sua dimensão pulsional. Para tal, recorreremos à teoria dos discursos formulada por Jacques Lacan no seminário 17 (Lacan, 1969-1970), no qual ele formaliza quatro formações discursivas que expressariam modalidades de o sujeito aparelhar gozo e estabelecer laço social. No âmbito pulsional, interessa-nos explorar a decisão de Lacan de abordar a economia de gozo enquanto homóloga à economia política, sendo essa homologia baseada naquela entre mais-valor (Marx, 1867) e mais-de-gozar (Lacan, 1968-1969). O matema do discurso do capitalista (Lacan, 1972) abre horizontes interessantes para essa exploração, e, neste matema, enfatizaremos a vertente de gozo que nele aparece na relação direta entre o objeto a e o sujeito, algo com importantes efeitos no campo pulsional.

IPG 754 (Mestrado) /IPG 843 (Doutorado) Psicanálise e Ciências Sociais

Título: A diferença sexual em questão
Professora: Simone Perelson
Horário: Quintas-feiras, às 15h
Início: 03 de dezembro de 2020

Neste seminário pretendemos abordar as proposições de Lacan a respeito da sexuação, desenvolvidas sobretudo nos seminários 18,19 e 20. Buscaremos trabalhar estas proposições conjuntamente à leitura das tematizações sobre o “modelo dos dois sexos
(Laqueur), a problemática do “verdadeiro sexo” (Foucault) e o “bioterrorismo de gênero” na “era farmacopornográfica” (Preciado).

IPG 758 (Mestrado) /IPG 847 (Doutorado) Psicanálise e Sociedade

Título: A psicanálise e o futuro do real II
Professoras: Fernanda Costa-Moura e Anna Carolina Lo Bianco
Horário: Sextas-feiras às 14h
Início: 04 de dezembro de 2020

O curso discute a atualidade da psicanálise, tomando por referência a conferência “A terceira” de J Lacan. Parte da advertência de Lacan a respeito das conseqüências da ciência sobre o “futuro do real” para examinar a possível pertinência da psicanálise para pensar e intervir no discurso e na vida social contemporâneos. Uma vez que a psicanálise ocupa-se do que não funciona, sua sobrevivência depende do real do qual ela é o sintoma. Para que permaneça, Lacan exorta os analistas a “perderem o emprego filosófico dos termos”, e “não tropeçarem nas rodinhas RSI” que ele introduziu. Sustentar a psicanálise exige mais que conceitos. Implica empenhar nisso o gozo que parasita e aliena todo discurso, inexoravelmente, mas se detém, pontualmente, na temporalidade e topologia próprias do ato.

IPG 744 (Mestrado) / IPG 834 (Doutorado) Objeto da Psicanálise

Tópicos contemporâneos em psicanálise: os confins da escuta clínica hoje
Professores: Julio Verztman e Fernanda Pacheco Ferreira
Horário: Sextas-feiras, às 9 h
Início: 11 de dezembro de 2020

O presente seminário tem por objetivo discutir, de modo exploratório, temas até recentemente marginalizados na literatura psicanalítica. O que obstaculiza a escuta do psicanalista, que fica de fora do espaço clínico e provoca resistência, denunciando a carência de nossos dispositivos e ferramentas? Em suma, a partir da provocação de Ayouch (2018), como ouvir o ininteligível sem descartá-lo ou reduzi-lo a modelos familiares? Como definir uma escuta e uma teorização psicanalíticas que possam levar em conta aspectos particulares da subjetivação relacionados a posições étnicas, culturais, linguísticas, sexuais e sexuadas minoritárias? (Ayouch, 2018). Pretendemos expandir nossa perspectiva de investigação, estudando autores internos (desde Freud) e externos à nossa disciplina, capazes de situar a psicanálise frente a seus novos desafios, contando, sempre que possível, com professores ou pesquisadores convidados, a fim de nos enriquecermos com novas abordagens.

Seminários fechados – é preciso pedir autorização prévia ao professor

IPG 751 (Mestrado) /IPG 840 (Doutorado) Psicanálise e Filosofia

Título: Narcisismo, identificação e diferença: a questão do estranho/familiar
Professora: Marta Rezende Cardoso
Horário: Quintas-feiras, às 9hs
Início: 03 de dezembro de 2020

O objetivo deste curso é realizar um aprofundamento da problemática do narcisismo na constituição e no funcionamento da vida psíquica, tendo em vista seu entrecruzamento com a questão da alteridade e da diferença. Estes são elementos especialmente relevantes para a compreensão de determinadas configurações subjetivas que marcam a atualidade. Será enfatizada a dimensão do “estranho/familiar”, de acordo com as proposições de Freud e de outros autores que deram continuidade a essa análise. A complexidade da metapsicologia do ego, tendo em vista sua relação com as outras instâncias e, igualmente, sua relação com o “outro”, será objeto de reflexão a partir da noção de identificação, em suas diferentes modalidades, considerando-se o plano individual e o plano do laço social, tendo como pano de fundo a questão do pertencimento/exclusão.

IPG 748 (Mestrado) /IPG 837 (Doutorado) Conceitos Fundamentais da Psicanálise III

Título: Pesquisa e escrita
Professora: Angélica Bastos
Horário: Terças-feiras, às 14:30


Os objetivos da disciplina consistem em construir linhas gerais de textos sobre as pesquisas em andamento, a fim de consignar em artigos os resultados parciais ou finais das pesquisas em andamento. Buscaremos delimitar, a cada caso, o que se escreve em uma pesquisa em psicanálise. A partir da solidariedade entre objeto e método na práxis psicanalítica, os trabalhos de investigação serão considerados individualmente. Com base nos ante-projetos e projetos qualificados ou não, o seminário visará à enunciação e atualização da questão investigada a fim de que as premissas e desenvolvimento do artigo sejam estabelecidos