2022.2

DISCIPLINAS 2022/2

IPG 746/835 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE I

TÍTULO: Desamparo, dependência vulnerabilidade e precariedade na clínica e na cultura contemporânea

Professores: Fernanda Pacheco & Júlio Verztman

Horário: segundas-feiras, das 12h30min às 15h30min

Início: 12/09/2022

Esta disciplina está em continuidade com nossos seminários de 2020 e de 2021 e pretende discutir um campo conceitual capaz de trazer inteligibilidade aos denominados sofrimentos sociais, sofrimentos estes referidos ao racismo, à violência de gênero, à desigualdade social e a barreiras de classe social. Das discussões anteriores sobre o impacto dos marcadores sociais na clínica (2020) e sobre experiências de atendimento psicanalítico a populações minorizadas e subalternizadas (2021), decidimos nos aprofundar, teoricamente, sobre as noções contidas no título da disciplina. Em primeiro lugar iremos nos incumbir das aproximações e diferenças entre desamparo e dependência. Percorreremos textos freudianos da segunda tópica, a fim de apresentar algumas questões suscitados pela noção de desamparo fundamental. Esperamos levantar certos problemas ocasionados pela generalização deste conceito, a fim de compará-lo com a proposição de dependência, tal como tematizada por Winnicott. Nossa hipótese sugere que a noção de dependência inclui uma dimensão ambiental e intersubjetiva que certas concepções sobre o desamparo relegam a segundo plano. Em seguida, apreciaremos o terreno das patologias contemporâneas do desamparo e da dependência, com um percurso sobre as noções de vulnerabilidade e de precariedade. Através de literatura mais contemporânea, como exemplificado pelos trabalhos de Judith Buttler ou de psicanalistas que levaram em conta o campo dos estudos decoloniais, pretendemos discutir a hipótese de que certos impasses clínicos e sociais atuais dizem respeito à construção de defesas relacionadas à dimensão inconsciente das diversas formas de dependência. Ao final, tematizaremos certas experiências coletivas e de grupo aprofundando o tema da dependência e da inter-dependência.

IPG 755/844  HISTÓRIA DA PSICANÁLISE

TÍTULO: Seminário de Dissertações e Teses

Professores: Fabio Malcher & Mariana Mollica

Horário: terças-feiras, das 10h às 13h

Início: 06/09/2022

Metodologia de pesquisa em Psicanálise e apresentação dos projetos (de dissertação e tese) dos alunos de mestrado e doutorado. Debate com a turma, professores e com a presença dos orientadores.

IPG 760/849  TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICANÁLISE II

TÍTULO: Homem, natureza, máquina

Professora: Simone Perelson

Horário: sextas-feiras, das 11h às 14h

Início: 09/9/2022

A proposta do seminário é percorrer e refletir sobre algumas modalidades de construções e dissoluções, ao longo da história dos pensamentos coloniais e decoloniais, das fronteiras separadoras entre o homem, os outros seres da natureza (sobretudo os “outros animais”) e as máquinas artificiais (sobretudo os computadores). O percurso terá como pano de fundo uma reflexão sobre as feridas narcísicas (no sentido de perda de seu lugar central e excepcional no universo) experimentadas pelo homem ao longo desta história.

IPG 750/839  PSICANÁLISE E PSICOLOGIA

TÍTULO: A atualidade da psicanálise: leitura de RSI

PROFESSORAS: Anna Carolina & Fernanda Moura

Horário: sexta-feira das 14:00h às 17:00h

Início: 09/09

Dando continuidade à pesquisa sobre a atualidade da psicanálise, o curso aborda a “heresia” conceitual engendrada  no seminário de Lacan de 1974-75, intitulado R.S.I. [que pode ser lido, justamente, ‘heresie’]. Procurando seguir a indicação de que a prática analítica opera a partir do sentido para *reduzi-lo* através do equívoco fundamental que é a instância simbólica, buscaremos  “captar com os pés” (10/12/74) – e (per)laborar – a incidência da ‘alíngua’ (lalangue), que faz aparecer em meio ao contínuo do sentido, no corpo mesmo, o furo real que é o desejo do Outro, em sua múltiplas configurações.

Seminários de Pesquisa

É necessário contatar o professor para efetuar a matrícula nestes seminários

IPG 757/846  TEORIA DA CLÍNICA PSICANALÍTICA

Título:  DISCIPLINA CANCELADA

Professor: Amandio Gomes

Horário:

Início:

IPG 747/836  CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE II

Título: Do Outro da fala ao corpo como Outro.

Professora: Angélica Bastos

Horário: terças-feiras, das 14h30h às 17h30h.

Início: 06/09

Objetivos: Na esteira da investigação sobre identificação e alteridade, o seminário de pesquisa visa explorar os desenvolvimentos sobre o Outro no ensino de J. Lacan. Nosso objetivo geral é realizar um percurso sobre a alteridade em suas várias perspectivas, desde o inconsciente como discurso do Outro à impossível identidade entre sujeito do inconsciente e corpo. Para tal, trabalharemos a tripla dimensão do corpo, como corpo do imaginário, do simbólico e do real, em uma leitura retrospectiva dos conceitos. Nossos objetivos específicos consistem em (1) delinear a concepção de campo do Outro, partindo do Outro da fala e da linguagem, distinta da alteridade imaginária; (2) circunscrever a ideia do Outro prévio na psicose e do Outro da lei na neurose; e (3) extrair as consequências da introdução da Teoria dos Discursos e de lalíngua, explorando a proposição lacaniana do Outro como aquilo que não existe mas tem corpo, para, finalmente, situar a corporeidade como alteridade.

IPG 759/848  TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICANÁLISE I

Título: Identificação, alteridade e laço social

Professora: Marta Rezende Cardoso

Horário: quinta-feira, de 9:00h às 12:00h

Início do curso: 15/09

Daremos continuidade ao estudo da relação entre identificação e laço social a partir de uma análise rigorosa dos elementos metapsicológicos, psicopatológicos e clínicos que fundamentam essa problemática. Será objeto de aprofundamento a questão do estatuto da alteridade em situações de precariedade psíquica e social em diversas manifestações individuais e coletivas. Nosso interesse se volta para certas figuras do mal-estar hoje e da dimensão do “extremo” na vida psíquica, com ênfase na dimensão de “ambiente”, sob diferentes vertentes. Na determinação dessas configurações subjetivas há confluência de aspectos narcísicos e alteritários, numa dinâmica travada entre exclusão e inclusão, entre o estranho e o familiar, aspectos com ressonância na esfera da clínica e do social.