2022.1

DISCIPLINAS 2022/1

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA

Título: Identificação e alteridade

Professora: Angélica Bastos

Obs: A profa. Mariana Mollica participará dos encontros finais do curso a título de convidada.

Horário: terças-feiras, de 14:30 às 17:30 .

Início: 19 de abril de 2022

Modalidade: remota

EMENTA: A disciplina tem por objetivo geral explorar os conceitos psicanalíticos essenciais à abordagem da segregação em geral e do racismo em particular. Com a divisão intrínseca ao próprio sujeito – em termos freudiano, a Spaltung do Ich – a psicanálise faz objeção à identidade consigo mesmo, desvelando a alteridade no cerne do falante. Posto que a alteridade está, portanto, longe de ser neutralizada pelas identificações constitutivas do sujeito, retomaremos as concepções de grupo, massa, alteridade, identidade e diferença, a fim de circunscrever a segregação no seio do próprio laço social e, em particular, o racismo. Estudaremos as diversas formas de identificação formuladas por S. Freud e a leitura empreendida por J. Lacan, com os objetivos específicos de situar os avatares da pulsão correlatos às identificações no laço social e na segregação. Partiremos do conceito freudiano de identificação com o intuito de investigar sua dependência ao campo do Outro, bem como o tratamento que o referido processo confere ao gozo. Passando pelo laço transferencial, trabalharemos as balizas que propõe J. Lacan para percorrermos o labirinto das identificações e a incidência da psicanálise nos planos da identidade e da identificação. Esperamos examinar a identificação ao sintoma e o caráter dessegregativo que ela assume na experiência da análise.

Título: Leitura de Kant com Sade

Prof.: Amandio Gomes

Horário: quartas-feiras, das 11:00 às 14:00.

Início: 13 de abril de 2022

Modalidade: presencial

EMENTA: Daremos continuidade à leitura do texto de Lacan “Kant com Sade” buscando examinar o modo como se articulam aí o gozo e a lei moral: as consequências da submissão radical do sujeito à lei e ao gozo que a determina; a relação entre a transgressão e desejo, em sua referência obrigatória à lei; o caráter perverso do submetimento radical uma lei que se pretende universal. Além de acompanhar as remissões de Lacan à Crítica da Razão Prática, recorreremos ao “Ensaio sobre o mal radical” com o propósito de discutir o que Kant destaca como “mal no coração do homem”. 

Título: Releituras do Édipo Feminino

Profas. Maria Cristina Poli e Vera Pollo

Horário: quartas-feiras, das 15h às 18h.

Início: 20 de abril

Modalidade: remota e presencial (As aulas presenciais das Professoras Cristina Poli e Vera Pollo serão em 04/5 e 01/6. E talvez mais uma outra a combinar).

EMENTA: Neste curso revisitaremos as formulações acerca do Édipo feminino, de Freud a Lacan. Abordaremos a leitura das controvérsias que se acumulam desde o início de sua formulação acerca de temas como os destinos da feminilidade e proposições tais como a inveja do pênis, assim como a querela do falo e os debates de Lacan com as feministas. É nosso interesse – mais do que o de marcar a historicidade destes conceitos e de sua contingência sócio-cultural – buscar localizar o feminino na psicanálise e seus modos de articulação e de desarticulação com a lógica falo/castração. O que a psicanálise teria a dizer hoje sobre o feminino e a feminilidade sem ficar atrelada à ideologia patriarcal e/ou ao sistema de sexo/gênero estruturalista? Há um real posto em causa pelo feminino que não seja dependente do binarismo e do heterossexismo? Sem a pretensão de responder a essas questões, buscaremos construir um espaço de debate que possa nos fornecer elementos para melhor circunscrever tais questionamentos em sua atualidade.

Título: Precariedade social e vulnerabilidade psíquica: aspectos teóricos e clínicos

Professora: Marta Rezende Cardoso

Horário: quintas-feiras, das 9 h às 12 h (parte síncrona de 10 às 12h)

Início: 28 de abril de 2022

Modalidade: remota

PROPOSTA:

EMENTA: Este curso tem o objetivo central de aprofundar a discussão sobre a questão da vulnerabilidade psíquica, do desamparo subjetivo em situações de precariedade social, individuais e coletivas. A experiência subjetiva do “mal-estar” hoje e da dimensão do “extremo” na vida psíquica, seus fundamentos e múltiplos destinos não cessam de nos interrogar. Por meio de uma investigação na qual se articula organicamente subjetividade e universo sócio-cultural, serão analisadas algumas situações de precariedade social a partir do saber psicanalítico, em sua vertente teórica e clínica, seu método clínico estando aberto a uma perspectiva ampliada, enquanto intervenção social clínica. Este curso contará com a participação de convidados em algumas aulas, professores pesquisadores de diferentes instituições os quais enriquecerão o diálogo sobre esse relevante e complexo campo de questões.

Título: Lituraterra: a psicanálise como ato e litoral

Profas: Anna Carolina Lo Bianco, Fernanda Costa-Moura, Ingrid Vorsatz, Joana de Barros da Costa e Juliana Maddalena Trifilio Dias

Horário: sextas-feiras, das 14:00 às 17:00

Inicio: 29/04/2022

Modalidade: remota

EMENTA: O curso retoma a discussão sobre a atualidade da psicanálise, a partir do escrito Lituraterre de J Lacan. Trabalhando a indicação de Lacan de que a “…a escrita é, no real, o ravinamento do significado”, buscaremos examinar os efeitos da formalização da linguagem que está na base da ciência, para identificar o que determina e, ao mesmo tempo, problematiza as condições de intervenção da psicanálise no discurso e na vida social contemporâneos. Partiremos da escrita como campo onde se produzem formulações que não concernem ao registro da fala, e sim à função da letra. Dimensão que faz borda e marca o furo onde se aloja o objeto e o ir e vir desencontrado do gozo que dá lugar (só depois) ao sujeito. Se o gozo, segundo Lacan, é ravinamento das águas, a psicanálise, por sua vez, “rasura de um traço, que em nenhum caso lhe é anterior”, é talvez o que pode fazer do furo, litoral.

Título: Helio Oiticica e a Arquitetura Política do Sujeito

Professora: Tania Rivera

Horário: sextas-feiras, das 14:00 às 17:00

Início: 29 de abril de 2022

Modalidade: presencial

EMENTA: Hélio Oiticica e a Arquitetura Política do Sujeito

Tendo como material de base uma seleção de cartas de Hélio Oiticica entre 1962 e 1980, o curso se debruçará sobre as articulações políticas inerentes a suas reflexões artísticas sobre cena, corpo, imagem e cinema, em diálogo com as noções psicanalíticas de fantasia, cena e laço social.

Seminários de Pesquisa

É NECESSÁRIO CONTATAR O PROFESSOR PARA EFETUAR A MATRÍCULA NESTE SEMINÁRIO

Título: Luto e Melancolia

Professor: Joel Birman

Horário: às segundas-feiras, de 12:00 às 15:00.

Início: 11 de abril de 2022

Modalidade: remota

EMENTA: A proposta desse curso é de problematizar as relações entre morte perda luto e melancolia explorando os textos psicanalíticos sobre isso como Freud e m Klein assim como dos historiadores como aries

Título: Dispositivos da Escuta em Psicanálise II

Professora: Fernanda Pacheco

Horário: às terças-feiras, de 08:00 às 11:00.

Início: 12 de abril de 2022

Modalidade: Presencial

EMENTA: Neste seminário, continuaremos a refletir sobre o impacto dos marcadores sociais na escuta psicanalítica, nos concentrando agora na construção de dispositivos clínicos grupais.

Título: Formulações de um projeto de pesquisa sobre os sofrimentos psíquicos.

Professor: Júlio Verztman

Horário: às sextas-feiras, de 11:00 às 14:00.

Início: 29 de abril de 2022

Modalidade: remota

EMENTA: O nosso seminário fechado deste semestre, restrito aos alunos vinculados ao NEPECC, terá por objeto a construção de um projeto de pesquisa clínica com sujeitos alvo de violência. Daremos prosseguimento às nossas discussões explorando a literatura sobre os sofrimentos sociais em suas diversas facetas, a fim de formatar um novo projeto de investigação que visa receber, para tratamento psicanalítico, sujeitos que se consideram alvo de violência, especialmente aquelas relacionadas ao racismo, a violências de gênero e outras vinculadas ao que denominamos de marcadores sociais.