1. FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DA PSICANÁLISE
Descrição: Delimitação do objeto teórico da psicanálise. Definição da constituição do campo psicanalítico. Circunscrição da metodologia da psicanálise. Delineamento das fronteiras entre o campo psicanalítico e o campo de outros saberes. Arqueologia e genealogia do saber psicanalítico. As condições de possibilidade de emergência histórica da psicanálise. A psicanálise como objeto de uma história da ciência. A especificidade teórica de uma história da psicanálise. História das instituições psicanalíticas.
2. PSICANÁLISE E SOCIEDADE
Descrição: Conotações particulares que assumem o ato psicanalítico de acordo com sua inserção numa dada tradição histórico-cultural. O caso brasileiro. As instituições psicanalíticas. A psicanálise e a reformulação do campo da saúde mental.
3. TEORIA DA CLÍNICA PSICANALÍTICA
Descrição: Operadores da clínica psicanalítica: transferência, interpretação, construção, ato analítico, lugar do analista, direção do tratamento e outros. Questões da clínica para a praxis psicanalítica. Questões trazidas pela psicanálise de casos de autismo, depressão expressa nas personalidades narcísicas, somatizações, distúrbios alimentares, drogadicção, psicose e outros. Psicanálise em instituições. Pesquisa universitária e clínica psicanalítica.