Edital Doutorado 2024/2025

De ordem da Senhora Diretora do Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, Professora Ana Cristina Barros da Cunha, de acordo com a legislação e regimentos em vigor, faço público, para conhecimento dos/as interessados/as, que se encontram abertas as inscrições no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica para turma iniciando em 2025.

Em cumprimento à decisão tomada em reunião de colegiado no dia 03 de julho de 2023 e à Resolução CEPG/UFRJ nº 118, o programa adotará uma nova Política de Acesso Afirmativo. São reservadas cotas a candidatos/as autodeclarados/as pretos, pretas, pardos, pardas, indígenas, travestis, transgêneros, transsexuais e pessoas com deficiência.

1.1) Serão oferecidas até 16 vagas, conforme a disponibilidade dos/as professores/as orientadores/as e de acordo com a especificidade das linhas de pesquisa do programa e dos projetos de seus professores/as, divulgados na página eletrônica https://teopsic.psicologia.ufrj.br/. Destas 16 vagas, 70% serão destinadas a candidatos/as de livre concorrência e 25% serão destinadas prioritariamente a candidatos/as negros, negras, pardas, pardos, indígenas, travestis, transgêneros, transsexuais e 5% serão destinadas a pessoas com deficiência, com nacionalidade brasileira ou com visto de residência no Brasil. Não havendo candidatos com deficiência no percentual de 5%, a reserva de vagas será preenchida pelas outras categorias da Política de Acesso Afirmativo.

1.2) As vagas oferecidas pela Política de Acesso Afirmativo serão ocupadas pelas/os optantes seguindo sua ordem de classificação. Os critérios de seleção e avaliação serão os mesmos que os dispostos para todas/os as/os candidatas/os, sendo que a nota mínima para aprovação será 7,0 (sete).

1.3) O/a candidato/a optante da Política de Acesso Afirmativo que é aprovado/a com pontuação suficiente para ingressar na livre concorrência deve ocupar, obrigatoriamente, a vaga de livre concorrência, disponibilizando a vaga destinada à Política de Acesso Afirmativo para outro/a cotista.

1.4) As vagas reservadas pela Política de Acesso Afirmativo que não forem preenchidas serão ofertadas aos/às candidatos/as de livre concorrência, podendo haver ajustes entre as linhas de pesquisa. 

1.5) Os/as candidatos/as autodeclarados/as pretos/pretas e pardos/pardas terão suas candidaturas como cotistas confirmadas pela Comissão de Heteroidentificação da UFRJ, caso aprovados/as no processo seletivo do programa. As pessoas pretas e pardas que optarem por concorrer às vagas destinadas às ações afirmativas, ainda que tenham sido aprovadas na livre concorrência deverão também se submeter ao procedimento de heteroidentificação. A documentação pertinente bem como a avaliação da Comissão de Heteroidentificação serão balizadas pela resolução CEPEG/UFRJ No 118, de 30 de setembro de 2022.

1.6) Os/as candidatos/as indígenas devem apresentar a confirmação da autodeclaração por meio de uma documentação comprobatória de nascimento indígena, podendo ser o RANI, emitido pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas ou órgão equivalente, indicando o vínculo à comunidade indígena.

1.7) No caso dos/as candidatos/as autodeclarados/as como pessoa com deficiência a confirmação da autodeclaração será baseada na apresentação do laudo médico, original e cópia, expedido pelo/a médico/a especialista na área, atestando a espécie e o grau da deficiência elencada. O laudo médico deve informar o nome, documento de identidade (RG) e número de CPF do/da candidata além da data, assinatura e carimbo profissional com o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) do/da médico/a.

1.8) No caso dos/as candidatos/as travestis, transgêneros e transsexuais apenas a autodeclaração será considerada.

  1. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas no período do dia 05 de agosto de 2024 a 25 de agosto de 2024. Elas deverão ser efetuadas de forma remota, com os documentos pertinentes listados abaixo, digitalizados e enviados para o endereço eletrônico: selecaodoutoradoppgtp@gmail.com, no período acima indicado, aos cuidados da Secretaria de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia/UFRJ. É obrigatório que conste no assunto do e-mail a seguinte descrição: “Inscrição Doutorado 2025 Primeiro e Último nome do/a Candidato/a e últimos nomes dos/as orientadores/as pretendidos/as pelo/a candidato/a. Por exemplo: se o nome da candidata for Joana Santos da Silva, e o nome das orientadoras que estão sendo indicadas sejam Simone Perelson e Maria Cristina Poli, o assunto do e-mail de inscrição deverá ser: “Inscrição Doutorado 2025 Joana Santos da Silva/Perelson e Poli”. O e-mail de inscrição deverá ser enviado até às 23h59min do dia 25 de agosto de 2024.

Cinco opções serão disponíveis no ato de inscrição:

 (      ) Não concorrerei às vagas da Política de Acesso Afirmativo ao PPGTP/IP/UFRJ.

 (      ) Concorrerei às vagas da Política de Acesso Afirmativo ao PPGTP/IP/UFRJ destinadas a candidatas/os pretas, pretos, pardas e pardos.

 (      ) Concorrerei às vagas da Política de Acesso Afirmativo ao PPGTP/IP/UFRJ destinadas a candidatas/os indígenas

 (      ) Concorrerei às vagas da Política de Acesso Afirmativo ao PPGTP/IP/UFRJ destinadas a pessoas com deficiência.

 (      ) Concorrerei às vagas da Política de Acesso Afirmativo ao PPGTP/IP/UFRJ destinadas a candidatas/os travestis, transgêneros e transsexuais.

3)  DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO DO CANDIDATO

Os documentos têm que ser digitalizados em boa resolução, sob pena de indeferimento da inscrição.

3.1) Formulário de inscrição, que poderá ser obtido site do Programa https://teopsic.psicologia.ufrj.br/ ou solicitado pelo e-mail: teoriapsi@gmail.com

3.2) Cópias autenticadas dos Diplomas de Graduação e de Mestrado ou Certidão oficial de Conclusão do curso de Mestrado ou Declaração de provável formado(a) em Curso de Mestrado, até o início do primeiro período letivo de 2025.

3.3) Cópia da carteira de identidade ou do passaporte (em caso de candidato estrangeiro).

3.4) Cópia do histórico escolar do Mestrado.

3.5) Cópia Curriculum Vitae (versão Lattes-CNPq) e do Memorial.

3.6) Cópia da Dissertação de Mestrado (para candidatos que cursaram Mestrado fora deste Programa).

3.7) Cópia Projeto de Tese, o qual deve estar vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa e relacionado à área de pesquisa do orientador pretendido que consta na homepage do Programa www.teopsic.psicologia.ufrj.br/. O Projeto não deverá ultrapassar 30 páginas, em folha A4, Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.

4) DO PROCESSO DE SELEÇÃO

1ª ETAPA (eliminatória):

Prova escrita de conhecimentos: a bibliografia indicada e o conteúdo programático para a prova escrita encontram-se em anexo neste edital, disponível na homepage do Programa www.teopsic.psicologia.ufrj.br e do Instituto de Psicologia www.psicologia.ufrj.br, assim como no quadro de avisos do Programa.

 2ª ETAPA (eliminatória):

Análise do projeto de tese

3ª ETAPA (eliminatória)

Prova oral: defesa pública do Projeto de Tese perante banca composta por pelo menos dois professores, sendo vedada a presença de outros candidatos à mesma seleção

4ª ETAPA (não-eliminatória e não classificatória):

Prova de línguas estrangeiras (duas línguas dentre francês, inglês e alemão). Será permitido o uso de dicionário impresso

5) CRONOGRAMA DAS PROVAS E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Etapas 1,2,3 e 4DataDivulgação do resultado 14:00h
Prova escrita30 de agosto de 2024 de 09:30 – 12:3023 de setembro de 2024
Recurso prova escrita24 e 25 de setembro26 de setembro de 2024
Análise de precisão conceitual e anteprojetonão presencial21 de outubro de 2024
Recurso resultado análise de precisão conceitual e anteprojeto22 e 23 de outubro24 de outubro de 2024
Prova oral10 de outubro a 18 de outubro de 202421 de outubro de 2024
Recurso resultado prova oral22 e 23 de outubro24 de outubro de 2024
Resultado Final da Seleção 25 de outubro de 2024
Prova de língua estrangeiraData a definir após resultado finala definir
Pedido análise Comissão Heteroidentificação UFRJ25/10 para agendamento 

6)  DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1ª ETAPA (eliminatória)

A avaliação da prova escrita seguirá os critérios de clareza e rigor teórico da exposição, do recurso adequado à bibliografia recomendada, bem como de sua elaboração intelectual.

2ª ETAPA (eliminatória) Avaliação da produção técnica e bibliográfica e das experiências profissional e de pesquisa na área em que será desenvolvido o Projeto, com base nos Histórico Escolar, Memorial, Curriculum Vitae e Dissertação de Mestrado.

Análise do rigor conceitual e da relevância da proposta e do texto do Projeto. Verificação da adequação do projeto às linhas de pesquisa do programa e do orientador pretendido.

3ª ETAPA (eliminatória)

Prova oral: defesa pública do Projeto de Tese. O candidato precisará sustentar o caráter inovador da proposta, bem como demonstrar domínio da bibliografia pertinente e dos objetivos enunciados. Será analisada a pertinência da proposta a uma das linhas de pesquisa e compatibilidade com os projetos de pesquisa dos professores do Programa, de acordo, igualmente, com a disponibilidade de vagas de cada um deles. A nota mínima exigida para aprovação é 7,0 (sete).

4ª ETAPA (não-eliminatória e não classificatória)

Prova de línguas. Será permitido o uso de dicionário impresso. O candidato poderá pedir isenção de uma ou de ambas as provas de línguas desde que apresente, no ato de inscrição, a comprovação da aprovação neste exame emitida pela instituição onde o candidato obteve o Mestrado e/ou certificado recente (máximo de 5 anos) de proficiência na língua. Embora a prova de proficiência não seja eliminatória e nem classificatória, a aprovação nesta etapa é obrigatória para obtenção do título pleiteado.

7) COMISSÃO AVALIADORA

A Comissão Avaliadora da 1ª etapa (prova escrita de conhecimentos) será composta pelo corpo de professores do Programa.

A Comissão Avaliadora da 2ª etapa (avaliação da produção técnica e bibliográfica e das experiências profissional e de pesquisa na área em que será desenvolvido o Projeto) e da 3ª etapa (provas orais) será composta pelos professores abaixo referidos:

Membros EfetivosMembros Suplentes
Fernanda Pacheco FerreiraThais Klein
Anna Carolina LoBiancoAmandio Gomes

8)  DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1) Para a realização da prova oral o candidato deverá apresentar documento de identidade original com foto e caneta azul ou preta.

8.2) O não comparecimento a qualquer etapa do processo de seleção implica na eliminação automática do candidato.

8.3) A classificação final resultará do cálculo da média aritmética das notas obtidas por cada candidato em cada uma das etapas do concurso.

Todas as etapas têm o mesmo peso para a classificação.

8.4) Os resultados parciais (contendo a lista dos candidatos aprovados em ordem alfabética) e o resultado final (por ordem de classificação) serão divulgados no mural do PPGTP, assim como na homepage do Programa (www.teopsic.psicologia.ufrj.br) e do Instituto de Psicologia (www.psicologia.ufrj.br).

8.5) Após cada etapa de divulgação de resultado, os candidatos terão 2 dias úteis para interposição de recurso de reconsideração, endereçado à comissão de seleção do concurso e entregue no formato pdf pelo endereço eletrônico

selecaodoutoradoppgtp@gmail.com

O recurso deverá ser apresentado através de documento formal e segundo as seguintes características:

a) deve estar redigido de forma clara;

b) deve conter uma justificativa precisa e concisa do motivo do recurso;

c) devem constar no assunto do email nome do candidato e etapa à qual o recurso se refere;

d) deve conter assinatura, número da carteira de identidade ou equivalente e data.

Os recursos serão julgados por uma comissão revisora, composta pelos integrantes da banca examinadora e por representante da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica.

8.6) Após a divulgação dos resultados finais, a documentação dos candidatos não selecionados (com exceção do formulário de inscrição) ficará à disposição na Secretaria do Programa durante o período de sessenta dias corridos, findos os quais, o material será destruído.

8.7) Os candidatos aprovados deverão se matricular no período regular da matrícula (a ser divulgado) para o primeiro ou segundo semestre letivo de 2025.

8.8) Os resultados finais de que trata este edital referem-se estritamente ao ingresso no PPGTP.       A distribuição das bolsas porventura existentes será regulamentada por resolução específica em edital de bolsas a ser divulgado oportunamente.

                                  Professora Ana Cristina Barros da Cunha

                                       Diretora do Instituto de Psicologia

Professora Fernanda Pacheco Ferreira

Coordenadora do Programa de Pós-graduação

               em Teoria Psicanalítica

Anexo I

Bibliografia e conteúdo programático da prova escrita:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PROVA  ESCRITA:

FREUD, S.  Projeto para uma psicologia científica, 1950[1895].

_________. A interpretação de sonhos, 1900, Cap. 6 e 7.

_________.   Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, 1905.

_________.   A dinâmica da transferência, 1912.

_________.   Totem e Tabu, 1913.

_________.   Recordar, repetir e elaborar, 1914.

_________.   Sobre o narcisismo: uma introdução, 1914.

_________.   Os instintos e suas vicissitudes, 1915.

_________.   Repressão, 1915.

_________.   O inconsciente, 1915.

_________.   Luto e melancolia, 1915.

_________.   Além do princípio de prazer, 1920.

_________.   Psicologia de grupo e a análise do ego, 1921.

_________.   O ego e o Id, 1923.

_________.   Inibições, sintomas e ansiedade, 1926.

_________.   O mal-estar na civilização, 1930 [1929].

_________. Construções em análise, 1937.

_________. Análise terminável e interminável, 1937.

Obs: os títulos dos livros e artigos da bibliografia acima indicada se referem à tradução da Edição Standard Brasileira. Cada candidato poderá utilizar-se, entretanto, das traduções e edições de sua preferência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– Inconsciente. Recalque. Transferência. Pulsão. Repetição. Angústia.

– Sonhos.

– Princípios do prazer e da realidade. Além do princípio do prazer.

– Eu. Isso. Supereu.

– Narcisismo. Édipo.

– Fundamentos da clínica psicanalítica. 

– Psicanálise, cultura e sociedade

– Culpa. Moralidade.

– Masoquismo. Trauma.

Anexo II

QUADRO DE VAGAS POR PROFESSORES(AS) ORIENTADORES(AS):

PROFESSORESDOUTORADO
Amandio Gomes0
Angélica Bastos Grimberg1
Anna Carolina Lo Bianco0
Fabio Malcher0
Fernanda Costa-Moura1
Fernanda Pacheco-Ferreira1
Joel Birman2
Júlio Verztman1
Maria Cristina Poli1
Marta Rezende2
Simone Perelson2
Tania Rivera2
Thais Klein0
Vinicius Darriba0