EDITAL N° 421
30/07/2019.
De ordem do Senhor Diretor do Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, Professor Arthur Arruda Leal Ferreira, de acordo com a legislação e regimentos em vigor, faço público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições no Curso de Doutorado em Teoria Psicanalítica para turmas iniciando em 2020-1 e em 2020-2.
1. DAS VAGAS
1.1) Serão oferecidas até 17 (dezessete) vagas assim distribuídas, 14 (quatorze) vagas para não optantes e 03 (três) vagas para optantes, conforme a disponibilidade dos professores orientadores, de acordo, inclusive, com a especificidade das linhas de pesquisa do Programa e dos projetos de pesquisa de seus Professores, divulgados na página eletrônica www.teopsic.psicologia.ufrj.br/ Quanto à disponibilidade dos orientadores, o candidato deve informar-se na Secretaria do Programa.
Ainda nas mesmas condições quanto à disponibilidade dos professores, especificidade e projetos, serão oferecidas 03 (três) vagas a negros, pardos e indígenas, com nacionalidade brasileira ou com visto de residência no Brasil, que assim se auto-declararem, e optarem por participar da Política de Ação Afirmativa do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica
Duas opções serão disponíveis:
( ) Não concorrerei ao adicional de vagas da Política de Acesso Afirmativo ao PPGTP/IP/UFRJ.
( ) Concorrerei ao adicional de vagas da Política de Acesso Afirmativo ao PPGTP/IP/UFRJ.
1.2) Os critérios de seleção e avaliação serão os mesmos que os dispostos para todos os candidatos, sendo que a nota mínima para aprovação será 7,0 (sete).
2. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas no período de 09 a 23 de setembro de 2019, das 10:00h às 14:00h, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia, à Avenida Pasteur 250 – Pavilhão Nilton Campos, Urca, CEP 22290-240. Os candidatos poderão também inscrever-se por procuração autenticada em cartório ou por correspondência via SEDEX, com aviso de recebimento. A comprovação da data da postagem será dada pelo carimbo dos Correios até o dia 23 de setembro de 2019
3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO DO CANDIDATO
2.1) Cópias autenticadas dos Diplomas de Graduação e de Mestrado ou Certidão oficial de Conclusão do curso de Mestrado ou Declaração de provável formado(a) em Curso de Mestrado até o início do primeiro período letivo de 2020.
2.2) Cópia da carteira de identidade ou do passaporte (em caso de candidato estrangeiro) e do CIC.
2.3) Uma foto 3×4.
2.4) Cópia do histórico escolar do Mestrado.
2.5) Quatro cópias de Curriculum Vitae (versão Lattes-CNPq) e três cópias do Memorial.
2.6) Cópia da Dissertação de Mestrado (para candidatos que cursaram Mestrado fora deste Programa).
2.7) Quatro cópias do Projeto de Tese, o qual deve estar vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa e relacionado à área de pesquisa do orientador pretendido que consta no sítio do Programa (www.teopsic.psicologia.ufrj.br/). O Projeto não deverá ultrapassar 30 páginas, em folha A4, Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.
2.8) Recibo original da Taxa de Inscrição no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais) a ser paga diretamente no caixa do Banco do Brasil, através de “Transferências para Conta Única do Tesouro”, código da Receita: 15311515236288322, e CPF do candidato.
2.9) Formulário de Inscrição: Solicitar através do e-mail: teoriapsi@gmail.com.
4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
1ª ETAPA (eliminatória):
Prova escrita de conhecimentos: A bibliografia indicada e o conteúdo programático para a prova escrita encontram-se em anexo neste edital, disponível na homepage do Programa (www.teopsic.psicologia.ufrj.br) e do Instituto de Psicologia (www.psicologia.ufrj.br), assim como no quadro de avisos do Programa
2ª ETAPA (eliminatória):
Análise do currículo e do Projeto de Tese
3ª ETAPA (eliminatória)
Prova oral: defesa pública do Projeto de Tese perante banca composta por três professores, sendo vedada a presença de outros candidatos à mesma Seleção
4ª ETAPA (não-eliminatória):
Prova de línguas estrangeiras (duas línguas dentre francês, inglês e alemão). Será permitido o uso de dicionário impresso
5. CRONOGRAMA DAS PROVAS E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Etapas 1,2,3 e 4 | Data da prova | Divulgação do resultado |
Prova escrita | 04 de outubro de 2019 – 14h | 28 de outubro de 2019 – 14h |
Análise de currículo e projeto de tese | Não presencial | 28 de outubro de 2019 – 14h |
Prova oral | 04 a 14 de novembro de 2019 Aprovados 1 e 2 etapas serão avisados | 18 de novembro de 2019 – 14h |
Prova de línguas estrangeiras | 06 de dezembro de 2019 – 14h | 09 de dezembro de 2019 (resultado final) – 14h |
6. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1ª ETAPA (eliminatória)
A avaliação da prova escrita seguirá os critérios de clareza e rigor teórico da exposição, do recurso adequado à bibliografia recomendada, bem como de sua elaboração intelectual.
2ª ETAPA (eliminatória)
Avaliação da produção técnica e bibliográfica e das experiências profissional e de pesquisa na área em que será desenvolvido o Projeto, com base nos Histórico Escolar, Memorial, Curriculum Vitae e Dissertação de Mestrado.
Análise do rigor conceitual e da relevância da proposta e do texto do Projeto. Verificação da adequação do projeto às linhas de pesquisa do programa e do orientador pretendido.
3ª ETAPA (eliminatória)
Prova oral: defesa pública do Projeto de Tese. O candidato precisará sustentar o caráter inovador da proposta, bem como demonstrar domínio da bibliografia pertinente e dos objetivos enunciados. Será analisada a pertinência da proposta a uma das linhas de pesquisa e compatibilidade com os projetos de pesquisa dos professores do Programa, de acordo, igualmente, com a disponibilidade de vagas de cada um deles. A nota mínima exigida para aprovação é 7,0 (sete).
4ª ETAPA (não-eliminatória)
Prova de línguas. Será permitido o uso de dicionários. O candidato poderá pedir isenção de uma ou de ambas as provas de línguas desde que apresente, no ato de inscrição, a comprovação da aprovação neste exame emitida pela instituição onde o candidato obteve o Mestrado e/ou certificado recente (máximo de 5 anos) de proficiência na língua.
7. COMISSÃO AVALIADORA
A Comissão Avaliadora da 1ª etapa (prova escrita de conhecimentos) será composta pelo corpo de professores do Programa.
A Comissão Avaliadora da 2ª etapa (avaliação da produção técnica e bibliográfica e das experiências profissional e de pesquisa na área em que será desenvolvido o Projeto) e da 3ª etapa (provas orais) será composta pelos três professores abaixo referidos:
Membros Efetivos | Membros Suplentes |
Angélica Bastos | Anna Carolina Lo Bianco |
Fabio Malcher | Marta Rezende |
Fernanda Pacheco | Simone Perelson |
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1) Para a realização da prova oral o candidato deverá apresentar documento de identidade original com foto e caneta azul ou preta..
8.2) O não comparecimento a qualquer etapa do processo de seleção implica na eliminação automática do candidato.
8.3) A classificação final resultará do cálculo da média aritmética das notas obtidas por cada candidato em cada uma das etapas do concurso.
Todas as etapas têm o mesmo peso para a classificação.
8.4) Os resultados parciais e o resultado final (contendo a lista dos candidatos aprovados em ordem alfabética com os respectivos conceitos) serão divulgados no mural do PPGTP, assim como na homepage do Programa (www.teopsic.psicologia.ufrj.br) e do Instituto de Psicologia (www.psicologia.ufrj.br)
8.5) Após a divulgação do resultado final do concurso, os candidatos terão 5 dias úteis para interposição de recurso de reconsideração, endereçado à Comissão de Seleção do Concurso e entregue na secretaria do Programa.
O recurso deverá ser apresentado através de documento formal e segundo as seguintes características:
a) deve estar redigido de forma clara e precisa;
b) deve conter uma justificativa precisa e concisa do motivo do recurso;
c) deve ser apresentado de forma legível (de preferência em folhas impressas);
d) devem constar nome (legível), assinatura, número da carteira de identidade ou equivalente e data.
Os recursos serão julgados por uma Comissão Revisora, composta pelos integrantes da banca examinadora e por representante da coordenação do Programa, todos membros do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica.
8.6) Após a divulgação dos resultados finais, a documentação dos candidatos não selecionados (com exceção do formulário de inscrição e do boleto bancário) ficará à disposição na Secretaria do Programa durante o período de sessenta dias corridos, findos os quais, o material será destruído.
8.7) Os candidatos aprovados deverão se matricular no período regular da matrícula (a ser divulgado) para o primeiro ou segundo semestre letivo de 2020.
8.8) Os candidatos aprovados e inscritos no Doutorado em Teoria Psicanalítica deverão levar em consideração a exigência de dedicação integral ao curso.
8.9) Os resultados finais de que trata este edital referem-se estritamente ao ingresso no PPGTP.
8.10) A distribuição das Bolsas porventura existentes será regulamentada por resolução específica
Professor Arthur Arruda Leal Ferreira
Diretor do Instituto de Psicologia
Professora Simone Perelson
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica
Anexo I
Bibliografia e conteúdo programático da prova escrita
Anexo II
Quadro de vagas por Professores Orientadores
Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica
Av. Pasteur, 250. Pavilhão Nilton Campos – Urca, Rio de Janeiro, RJ
CEP: 22290-240 Tel: 21 3938-5343
home page: www.teopsic.psicologia.ufrj.br/
e-mail: teoriapsi@gmail.com