O Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica (PPGTP-UFRJ) é pioneiro no campo da Psicologia Clínica e, mais especificamente, da Psicanálise no Brasil. Criado em 1988, o Programa se dedica à formação acadêmica de pesquisadores, com foco na qualificação e no aprimoramento nas áreas de ensino e pesquisa da psicanálise. Sua estrutura curricular prioriza a investigação psicanalítica, a análise crítica da dimensão teórico-clínica e a produção científica resultante das pesquisas realizadas.
O PPGTP-UFRJ tem desempenhado um papel fundamental na consolidação de um campo investigativo rigoroso e inovador, abrigando até hoje autores de referência da produção psicanalítica brasileira. Ao longo das décadas, acompanhando as transformações na área de Psicologia e na subárea de Tratamento e Prevenção Psicológicos, o Programa vem se mantendo atento às demandas dos profissionais clínicos que atuam em diferentes contextos da rede de Saúde Mental, considerando a amplitude das contribuições da Teoria Psicanalítica para o trabalho clínico e teórico na Psicologia.
O corpo docente é composto por quatorze professores-pesquisadores que atuam em atividades de ensino, orientação e pesquisa, envolvendo tanto alunos de graduação quanto de pós-graduação. Essas atividades são desenvolvidas em grupos ou núcleos de pesquisa, constituídos por pesquisadores, orientandos e colaboradores, promovendo parcerias com outros centros nacionais e internacionais, como universidades e laboratórios.
O PPGTP-UFRJ estabelece intercâmbios acadêmicos e científicos que fortalecem a produção de conhecimento e possibilitam a divulgação dos resultados de pesquisa por meio de publicações qualificadas.