INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Recomendamos a leitura atenta desta seção e de nossa política de utilização de programas de Inteligência Artificial. Consideramos responsabilidade dos autores a observância rigorosa de nossas normas e reservamo-nos o direito de rejeitar automaticamente os manuscritos que não estejam dentro do padrão exigido para publicação.

a. O periódico publica artigos, resenhas e entrevistas. Todo material deve ser inédito e não pode estar submetido a avaliação simultânea em outros periódicos. Configuram-se como áreas de interesse para publicação temas do campo da psicanálise e de áreas afins das Ciências Humanas e Sociais. Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido publicados anteriormente.

b. O periódicoaceita avaliar manuscritos nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Quando aprovados, os artigos escritos por autores de afiliação estrangeira, deverão ser traduzidos para a língua inglesa e os custos envolvidos serão arcados pelos próprios autores. Os autores de afiliação brasileira que desejarem publicar na língua inglesa deverão manter a versão em português (publicação bilíngue) e também arcarão com os custos da tradução.

c. É critério decisivo de aprovação a qualidade da redação do artigo, o que inclui: gramática e ortografia, clareza na expressão das ideias, citações apresentadas de acordo com as normas do periódico, apresentação, organização e tamanho do artigo.

d. Os manuscritos devem seguir rigorosamente a padronização NBR 10520:2023 da ABNT.

e. Serão aceitos para publicação somente artigos que tenham como autor pelo menos 1 (um) doutor. Haverá exceção a essa regra no caso de autores que tenham notório saber, sendo a Comissão Editorial responsável por encaminhar os artigos destes autores para avaliação dos pareceristas.

f. Apenas serão avaliados manuscritos de autores e/ou coautores que não tenham artigo, resenha ou entrevista publicados no periódico nos últimos 26 (vinte e seis) meses (período de interstício). Os manuscritos submetidos ao periódico em prazo inferior ao referido serão automaticamente rejeitados.

g. O(s) autor(es) e/ou coautor(es) só poderão submeter 01 (um) manuscrito por vez, devendo aguardar a conclusão do processo de avaliação de seu manuscrito antes da submissão de novo material. 

h. A coautoria está limitada a (três) autores por manuscrito.

i. Identificar no formulário de submissão a contribuição singular de cada autor, sendo de responsabilidade coletiva a revisão final do manuscrito. O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica adota a taxonomia CRediT para representar a informação sobre a contribuição individual dos/as autores/as.

1. Do formato dos manuscritos

  1. Fonte: o texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, formato letter, espaço 1,5 cm.
    1. Tamanho: O número mínimo de caracteres com espaço (incluindo texto completo, notas e bibliografia) é de 28 mil e, o máximo, 40 mil.
    1. Padronização:  NBR 10520:2023 da ABNT.
    1. Folha de rosto: Título em português; nome do autor, seguido de créditos acadêmicos e profissionais (em 3 linhas no máximo); endereço eletrônico do autor; número de telefone.
    1. Folha de resumo: resumo em português (máximo de 100 palavras – aproximadamente 580 caracteres com espaço); palavras-chave em português (no mínimo três e no máximo cinco palavras); título em inglês, compatível com o título em português; abstract, em inglês, compatível com o texto do resumo; keywords, em inglês, compatíveis com as palavras-chave.
    1. Notas:As notas, utilizadas caso sejam indispensáveis, deverão ser indicadas por algarismos arábicos ao longo do texto e digitadas em página separada, intitulada “Notas”, sem a utilização de programa automático do Word.
    1. As referências de própria autoria, mesmo que em parceria com autores que não subscrevem o presente manuscrito, devem ser desidentificadas e substituídas por (Autor, ano XXXX) no corpo de texto e na lista de referências bibliográficas.
    1. Com vistas a assegurar o anonimato, os manuscritos devem ter suas propriedades e informações pessoais retiradas do arquivo de texto.

2. Dos documentos complementares obrigatórios

O manuscrito original deverá vir acompanhado dos seguintes documentos obrigatórios (datados, assinados e enviados em arquivos separados):

  1. Carta ao Editor; 
    1. Declaração de Ineditismo;
    1. Declaração de uso de programa de Inteligência Artificial;
    1. Identificação pessoal e afiliação.

a. Carta ao Editor – O manuscrito deve vir acompanhado de carta ao Editor Responsável solicitando publicação (modelo livre). Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse – profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos – que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas.

b. Declaração de Ineditismo – A declaração deverá seguir o seguinte modelo:

“Eu, __________, declaro que o material (especificar se artigo, resenha ou entrevista) intitulado __________, apresentado para publicação no periódicoÁgora: estudos em Teoria Psicanalítica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original”.

c. Declaração de uso de programa de Inteligência Artificial – O(s) autor(es) deve(m) informar se fizeram uso ou não de programa de Inteligência Artificial na redação e/ou revisão do manuscrito, incluindo detalhes como versão e data de uso da ferramenta e como ela foi utilizada, bem como os motivos de sua aplicação.

d. Identificação pessoal e afiliação – endereço completo, telefone, e-mail, currículo e ORCID do(s) autor(es). A afiliação deve seguir o seguinte modelo: instituição/faculdade/ departamento/cidade/estado/país).

Ativos Digitais

As ilustrações devem ser limitadas ao mínimo indispensável e devem ser inseridas no próprio manuscrito. É de responsabilidade do(s) autor(es) a qualidade de resolução e inteligibilidade da imagem. As mesmas poderão sofrer alterações de tamanho no processo final de diagramação do periódico do periódico.

Declaração de Financiamento

Espera-se do(s) autor(es) a indicação das fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

Informações Adicionais: Público Alvo

Tratando-se de um periódico especializada na área da psicanálise, o público alvo são os profissionais e pesquisadores deste campo do saber. Neste sentido, cabe a consideração sobre a importância fundamental de um periódico especializado nesta área no meio acadêmico. Ágora – estudos em teoria psicanalítica teve um papel precursor ao procurar circunscrever os limites do conhecimento psicanalítico na área acadêmica e indicar claramente a necessidade de um estudo aprofundado da teoria psicanalítica. Neste contexto, o projeto de um periódico que se caracterizou como veículo para a divulgação da produção que vem sendo realizada nos vários Programas teve uma importância capital. O mesmo ocorre com relação à produção de autores estrangeiros, dado que o Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica mantém acordos formais e informais com diversos Programas no exterior – notadamente Espanha, Argentina e França. Tais laços são estreitados, ainda, através da pesquisa realizada por vários doutorandos nestes Programas.