UFRJ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA

Área Restrita

Esqueci minha senha

Curso

Linhas de Pesquisa

 

1. Fundamentos Históricos e Teóricos da Psicanálise

Descrição:
Delimitação do objeto teórico da psicanálise. Definição da constituição do campo psicanalítico. Circunscrição da metodologia da psicanálise. Delineamento das fronteiras entre o campo psicanalítico e o campo de outros saberes. Arqueologia e genealogia do saber psicanalítico. As condições de possibilidade de emergência histórica da psicanálise. A psicanálise como objeto de uma história da ciência. A especificidade teórica de uma história da psicanálise. História das instituições psicanalíticas.

 

2. Psicanálise e Sociedade

Descrição:
Conotações particulares que assumem o ato psicanalítico de acordo com sua inserção numa dada tradição histórico-cultural. O caso brasileiro. As instituições psicanalíticas. A psicanálise e a reformulação do campo da saúde mental.

 

3. Teoria da Clínica Psicanalítica

Descrição:
Operadores da clínica psicanalítica: transferência, interpretação, construção, ato analítico, lugar do analista, direção do tratamento e outros. Questões da clínica para a praxis psicanalítica. Questões trazidas pela psicanálise de casos de autismo, depressão expressa nas personalidades narcísicas, somatizações, distúrbios alimentares, drogadicção, psicose e outros. Psicanálise em instituições. Pesquisa universitária e clínica psicanalítica.

« volta

© 2014 Todos os direitos reservados a UFRJ - Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica
Desenvolvido por Plano B