UFRJ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA

Área Restrita

Esqueci minha senha

Curso

Edital

EDITAL DOUTORADO N° 481

01/08/2017.

 

De ordem da Senhora Diretora pro tempore do Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, Professora Lucia Rabello de Castro, de acordo com a legislação e regimentos em vigor, faço público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições no Curso de Doutorado em Teoria Psicanalítica para turmas iniciando em 2018-1 e em 2018-2.

Serão oferecidas até 13 (treze) vagas, conforme a disponibilidade dos professores orientadores, de acordo, inclusive, com a especificidade das linhas de pesquisa do Programa e dos projetos de pesquisa de seus Professores, divulgados na página eletrônica www.teopsic.psicologia.ufrj.br/. Quanto à disponibilidade dos orientadores, o candidato deve informar-se na Secretaria do Programa.

 

  1. DAS INSCRIÇÕES

 

As inscrições deverão ser feitas no período de 04 de setembro a 25 de setembro de 2017, das 10:00h às 14:00h, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia, à Avenida Pasteur 250 – Pavilhão Nilton Campos, Urca, CEP 22290-240. Os candidatos poderão também inscrever-se por procuração ou por correspondência via SEDEX, com aviso de recebimento.                  A comprovação da data da postagem será dada pelo carimbo dos Correios até o dia 25 de setembro de 2017.

 

  1. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO DO CANDIDATO

 

2.1) Cópias autenticadas dos Diplomas de Graduação e de Mestrado ou Certidão oficial de Conclusão do curso de Mestrado ou Declaração de provável formado(a) em Curso de Mestrado  até o início do primeiro período letivo de 2018.

2.2) Cópia da carteira de identidade ou do passaporte (em caso de candidato estrangeiro) e do CIC.

2.3) Uma foto 3x4.

2.4) Cópia do histórico escolar do Mestrado.

2.5) Três cópias de Curriculum Vitae (versão Lattes-CNPq) e três cópias do Memorial.

2.6)Cópia da Dissertação de Mestrado (para candidatos que cursaram Mestrado fora deste Programa).

2.7) Três cópias do Projeto de Tese, o qual deve estar vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa e relacionado à área de pesquisa do orientador pretendido que consta no sítio do Programa (www.teopsic.psicologia.ufrj.br/). O Projeto não deverá ultrapassar 30 páginas, em folha A4, Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.

2.8) Recibo da Taxa de Inscrição no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais) a ser paga diretamente no caixa do Banco do Brasil, através de “Transferências para Conta Única do Tesouro”, código da Receita: 15311515236288322, e CPF do candidato.

2.9) Formulário de Inscrição: Solicitar através do e-mail: teoriapsi@gmail.com

 

 

  1. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

3.1)1ª ETAPA (eliminatória):

  1. Avaliação da Documentação de Inscrição.
  2. Análise da proposta e do texto do Projeto de Tese

 

3.2)2ª ETAPA (eliminatória):

  1. Prova oral: defesapública do Projeto de Teseperantebancacompostaportrêsprofessores, sendovedada a presença de outros candidatos à mesmaSeleção.

 

3.3)3ª ETAPA (não-eliminatória):

  1. Prova de línguasestrangeiras (duaslínguasdentrefrancês, inglês e alemão).

 

     4. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

4.1)1ª ETAPA (eliminatória)

Avaliação da produção técnica e bibliográfica e das experiências profissional e de pesquisa na área em que será desenvolvido o Projeto, com base nos Histórico Escolar, Memorial, Curriculum Vitae e Dissertação de Mestrado.

Análise do rigor conceitual e da relevância da proposta e do texto do Projeto. Verificação da adequação do projeto às linhas de pesquisa do programa e do orientador pretendido.

 

4.2)2ª ETAPA (eliminatória)

Prova oral: defesa pública do Projeto de Tese. O candidato precisará sustentar o caráter inovador da proposta, bem como demonstrar domínio da bibliografia pertinente e dos objetivos enunciados. Será analisada a pertinência da proposta a uma das linhas de pesquisa e compatibilidade com os projetos de pesquisa dos professores do Programa, de acordo, igualmente, com a disponibilidade de vagas de cada um deles.

 

4.3)3ª ETAPA (não-eliminatória)

Prova de línguas. Será permitido o uso de dicionários. O candidato poderá pedir isenção de uma ou de ambas as provas de línguas desde que apresente, no ato de inscrição, a comprovação da aprovação neste exame emitida pela instituição onde o candidato obteve o Mestrado e/ou certificado recente (máximo de 5 anos) de proficiência na língua.

 

     5. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

5.1) Para a realização da prova oral o candidato deverá apresentar documento de identidade.

5.2) As datas de realização das várias etapas do processo seletivo bem como da divulgação dos resultados serão divulgadas no ato da inscrição pela Secretaria do Programa.

5.3) A cada etapa, será divulgada na Secretaria do Programa a lista dos candidatos convocados para a etapa subsequente.

5.4)  O não comparecimento a qualquer etapa do processo de seleção implica na eliminação automática do candidato.

5.5)A classificação final resultará do cálculo da média aritmética das notas obtidas por cada candidato em cada uma das etapas do concurso.

5.6) Após a divulgação do resultado final, os candidatos terão 5 (cinco) dias úteis para interposição de recurso de reconsideração endereçado à Comissão de Seleção do Concurso e entregue na secretaria do Programa.

O recurso deverá ser apresentado através de documento formal e segundo as seguintes características:

  1. a) deve estar redigido de forma clara e precisa.
  2. b) deve conter uma justificativa precisa e concisa do motivo do recurso;
  3. c) deve ser apresentado de forma legível (de preferência em folhas impressas);
  4. d) devem constar nome (legível), assinatura, número da carteira de identidade ou equivalente e data;

Os recursos serão julgados por uma Comissão Revisora, composta pelos integrantes da banca examinadora e por representante da coordenação do Programa, todos membros do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica.

5.7) Após a divulgação do resultado final, a documentação dos candidatos não selecionados (com exceção do formulário de inscrição e do boleto bancário) ficará à disposição na Secretaria do Programa durante o período de sessenta dias corridos, findos os quais, o material será destruído.

5.8) Os candidatos aprovados deverão se matricular no período regular de matrícula em 2018.1 e 2018.2 conforme indicação da Secretaria do Programa.

 

 

  

Professora Lucia Rabello de Castro

Diretora do Instituto de Psicologia

 

  

 

Professora Anna Carolina Lo Bianco

Coordenadora do Programa de Pós-graduação

em Teoria Psicanalítica

 

  

 

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica

Av. Pasteur, 250. Pavilhão Nilton Campos – Urca, Rio de Janeiro, RJ

CEP: 22290-240 Tel: 21 3938-5343

Home page:  www.teopsic.psicologia.ufrj.br/

e-mail: teoriapsi@gmail.com

 

 

 

 

EDITAL MESTRADO  N° 482

01/08/2017.

 

De ordem da Senhora Diretora pro tempore do Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, Professora Lucia Rabello de Castro, de acordo com a legislação e regimentos em vigor, faço público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições no Curso de Mestrado em Teoria Psicanalítica para turma iniciando em 2018-1. Serão oferecidas até 18 (dezoito) vagas, conforme a disponibilidade dos professores orientadores, de acordo, inclusive, com a especificidade das linhas de pesquisa do Programa e dos projetos de seus Professores, divulgados na página eletrônica www.teopsic.psicologia.ufrj.br/

 

  1. DAS VAGAS

 

1.1) Serão oferecidas até 18 (dezoito) vagas, conforme a disponibilidade dos professores orientadores. Destas 18 (dezoito) vagas, 04 (quatro) serão destinadas prioritariamente a candidatos negros, pardos e índios, com nacionalidade brasileira ou com visto de residência no Brasil que desejarem optar por participar da Politica de Acesso Afirmativo do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica. No ato da inscrição será oferecida aos candidatos a opção de ser favorecido por esta prioridade, condicionada a sua auto-declaração como sendo negro, pardo ou índio.

Duas opções serão disponíveis:

(  ) Não concorrerei ao adicional de vagas da Política de Acesso Afirmativo ao PPGTP/IP/UFRJ.

(  ) Concorrerei ao adicional de vagas da Política de Acesso Afirmativo ao PPGTP/IP/UFRJ.

 

1.2) As 04 (quatro) vagas serão ocupadas pelos optantes seguindo sua ordem de classificação, sendo que a nota mínima será 5,0.

 

 

  1. INSCRIÇÕES

 

As inscrições deverão ser feitas no período de 04 de setembro a 25 de setembro de 2017, das 10:00h às 14:00h, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia, à Avenida Pasteur 250 – Pavilhão Nilton Campos, Urca, CEP 22290-240. Os candidatos poderão também inscrever-se por procuração ou por correspondência via SEDEX, com aviso de recebimento.                  A comprovação da data da postagem será dada pelo carimbo dos Correios até o dia 25 de setembro de 2017.

 

 

 

  1. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO DO CANDIDATO:

 

3.1) Diploma de Graduação (cópia autenticada) ou Certidão oficial de conclusão do curso de graduação ou Declaração de provável formado(a) até o início do primeiro  período letivo de 2018.

3.2) Cópia da carteira de identidade ou do passaporte (em caso de candidato estrangeiro) e do CIC.

3.3) Uma foto 3x4.

3.4) Cópia do histórico escolar da Graduação.

3.5) Três cópias de Curriculum Vitae (versão da Plataforma Lattes do CNPq).

3.6) Três cópias do anteprojeto de Dissertação, o qual deve estar vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa e relacionado à área de pesquisa do orientador pretendido (disponível em www.teopsic.psicologia.ufrj.br/). O anteprojeto não deverá ultrapassar 20 páginas, em folha A4, Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.

3.7) Recibo da Taxa de Inscrição no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais).    A taxa deverá ser paga diretamente no caixa do Banco do Brasil, através de “Transferências para Conta Única do Tesouro”, código da Receita: 15311515236288322, e CPF do candidato.

3.8) Formulário de Inscrição: Solicitar através do e-mail: teoriapsi@gmail.com

 

 

  1. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

4.1)1ª ETAPA (eliminatória):

Prova escrita de conhecimentos sobre bibliografia publicada em www.teopsic.psicologia.ufrj.br/

 

4.2)2ª ETAPA (eliminatória):

        Análise da proposta e do texto do anteprojeto de Dissertação

 

4.3)3ª ETAPA (eliminatória)

Prova oral: defesa pública do anteprojeto de Dissertação perante banca composta por dois professores, sendo vedada a presença de outros candidatos durante a prova.

 

4.4)4ª ETAPA (não eliminatória):

       Prova de língua estrangeira (inglês ou francês)

 

  1. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

5.1)1ª ETAPA (eliminatória)

         A avaliação da prova escrita seguirá os critérios de apreciação do rigor teórico, bem como do uso e elaboração intelectual da bibliografia recomendada.

 

5.2)2ª ETAPA (eliminatória)

         Análise da precisão conceitual e da pertinência da proposta apresentada no anteprojeto. Análise da pertinência da proposta a uma das linhas de pesquisa do Programa e aos projetos de pesquisa de seus professores, de acordo, igualmente, com a disponibilidade de vagas de cada um deles.

 

5.3)3ª ETAPA (eliminatória)

          Prova oral. O candidato precisará sustentar a delimitação de uma questão e de seus pressupostos, bem como demonstrar conhecimento da bibliografia utilizada e domínio dos objetivos enunciados.

 

5.4)4ª ETAPA (não eliminatória)

         Prova de inglês ou francês (tradução de texto). Será permitido o uso de dicionários.

 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

6.1) Para a realização da prova oral o candidato deverá apresentar documento de identidade.

 

6.2) As datas de realização das várias etapas do processo seletivo bem como da divulgação dos resultados serão divulgadas no ato da inscrição pela Secretaria do Programa.

 

6.3) A cada etapa, será divulgada na Secretaria do Programa a lista dos candidatos convocados para a etapa subsequente.

 

6.4)  O não comparecimento a qualquer etapa do processo de seleção implica na eliminação automática do candidato.

 

6.5)  A classificação final resultará do cálculo da média aritmética das notas obtidas por cada candidato em cada uma das etapas do concurso.

 

6.6) Após a divulgação do resultado final do concurso, os candidatos terão 5 dias úteis para interposição de recurso de reconsideração, endereçado à Comissão de Seleção do Concurso e entregue na secretaria do Programa.

O recurso deverá ser apresentado através de documento formal e segundo as seguintes características:

 

  1. a) deve estar redigido de forma clara e precisa.
  2. b) deve conter uma justificativa precisa e concisa do motivo do recurso;
  3. c) deve ser apresentado de forma legível (de preferência em folhas impressas);
  4. d) devem constar nome (legível), assinatura, número da carteira de identidade ou equivalente e data;

 

Os recursos serão julgados por uma Comissão Revisora, composta pelos integrantes da banca examinadora e por representante da coordenação do Programa, todos membros do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica.

 

6.7) Após a divulgação dos resultados finais, a documentação dos candidatos não selecionados (com exceção do formulário de inscrição e do boleto bancário) ficará à disposição na Secretaria do Programa durante o período de sessenta dias corridos, findos os quais, o material será destruído.

 

6.8) Os candidatos aprovados deverão se matricular no período regular da matrícula     (a ser divulgado) para o primeiro semestre letivo de 2018.

 

 

 

 Professora Lucia Rabello de Castro

Diretora do Instituto de Psicologia

 

 

  

Professora Anna Carolina Lo Bianco

Coordenadora do Programa de Pós-graduação

em Teoria Psicanalítica

 

 

 

  

 

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica

Av. Pasteur, 250 – Pavilhão Nilton Campos, Urca, Rio de Janeiro, RJ

CEP: 22290-240-  Tel: 21-3938 5343

Home page:  www.teopsic.psicologia.ufrj.br/

e-mail: teoriapsi@gmail.com

 

« volta

© 2014 Todos os direitos reservados a UFRJ - Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica
Desenvolvido por Plano B