UFRJ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA

Área Restrita

Esqueci minha senha

Curso

Disciplinas do Curso

OBRIGATÓRIAS

Pesquisa em Psicanálise (Mestrado) 
Pesquisa empírica e pesquisa teórica. Metodologia da pesquisa. Metodologia da pesquisa psicanalítica. Pesquisa em psicanálise e pesquisa em psicologia. A clínica na pesquisa psicanalítica. As condições da experiência psicanalítica. Seminários sobre os projetos de pesquisa dos alunos. Orientação individual da pesquisa dos alunos. ( 3 créditos)

Pesquisa Avançada em Psicanálise I e II (Doutorado) 
Seminários sobre os projetos de pesquisa dos alunos. Orientação individual tendo em vista uma análise crítica aprofundada do tema de pesquisa individual de cada aluno. (3 créditos)

ELETIVAS

Conceitos Fundamentais em Psicanálise I 
Freud e a hipótese do inconsciente. Inconsciente e recalque. O conceito de Vorstellung em Freud. O Vorstellung e o Affekt. A primeira e a segunda tópica. Repetição e Rememoração. A denegação. O inconsciente e o Isso. A pulsão e o inconsciente. ( 3 créditos)

Conceitos Fundamentais em Psicanálise II 
O inconsciente em Freud e Lacan. O inconsciente e linguagem. A dedução lógica do inconsciente a partir da linguagem. A noção de significante puro. A teoria das pulsões. Pulsão e repetição. ( 3 créditos)

Conceitos Fundamentais em Psicanálise III
A teoria das pulsões em Freud e Lacan. Pulsão e repetição. A repetição em Hegel, Kierkegaard e Nietzsche. O trágico e repetição. O conceito de pulsão de morte. A pulsão e o real. (3 créditos)

Conceitos Fundamentais em Psicanálise I V
A pulsão de morte em Freud e Lacan. O dualismo freudiano. A autonomia da pulsão de morte. Destrutividade (Freud) e Mal Radical (Kant). Além do princípio de prazer e mal estar na cultura. (3 créditos)

Objeto da Psicanálise
Delimitação do objeto teórico da psicanálise. Definição da constituição do campo psicanalítico. Caracterização da metodologia da psicanálise. Fronteiras entre o campo psicanalítico e o campo de outros saberes. (3 créditos)

Psicanálise e Psicologia 
Psicologia e metapsicologia. Campo psicanalítico e campo psicológico. O inconsciente como linguagem e o inconsciente como margem da consciência. A teoria do sujeito em psicanálise e em psicologia. ( 3 créditos)

Psicanálise e Filosofia 
A filosofia e a ordem do discurso: o campo filosófico. Discurso filosófico e discurso psicanalítico. Sobre a palavra e a verdade em psicanálise. A teoria do inconsciente. A psicanálise e a crítica do naturalismo. Empirismo e racionalismo em Freud. A questão do sujeito. A questão do real. (3 créditos)

Psicanálise e Lógica 
Os matemas da teoria psicanalítica lacaniana e a lógica do significante. Contradição e terceiro excluído: lógicas para-conscientes e lógicas para-completas. Aristóteles, Kant e a passagem de Kant a Hegel. A Aufhebung e a psicanálise enquanto dialética. Movimento e dialética como " unidade, identidade de opostos". A introdução do tempo no uso da lógica: a seqüência temporal sempre inerente à operação de um sistema "real". Acaso e associação livre. Função do sujeito, sua sobredeterminação simbólica e o automatismo de repetição: portas lógicas, circuito booleano. (3 créditos)

Psicanálise e Linguagem 
Inconsciente e linguagem. O registro do simbólico. A constituição do sujeito e a ordem significante. Metáfora/ metonímia. Significante, significado, significação e sentido. Estruturação narrativa do discurso. Teorias do discurso: Teoria semiótica: semiótica das paixões. Pulsão e afeto e a tensividade no discurso. ( 3 créditos)

Psicanálise e Ciências Sociais
Psicanálise e sistemas simbólicos. Psicanálise e instituições sociais. A problemática do individualismo e a constituição da psicanálise. A representação social do discurso psicanalítico. (3 créditos)

História da Psicanálise
Arqueologia e genealogia do saber psicanalítico. As condições de possibilidade da emergência histórica da psicanálise. A psicanálise como objeto de uma história das ciências. A especificidade teórica de uma história da psicanálise. Histórias das instituições psicanalíticas. História da psicanálise no Brasil. (3 créditos)

Escolas em Psicanálise
Freud e seus contemporâneos. A escola inglesa. A escola francesa. A escola americana. A psicanálise na América Latina. (3 créditos)

Teoria da Clínica Psicanalítica 
Especificidade da clínica psicanalítica face às clínicas médicas e psiquiátricas. A escuta e o olhar. O espaço analítico. A interpretação em psicanálise. O ato psicanalítico. As estruturas psicopatológicas e a escuta psicanalítica. Neurose, psicose, perversão, estados limites e estrutura psicossomática. (3 créditos)

Tópicos Especiais em Psicanálise I, II, III, e IV 
Apresentação de diferentes temas de pesquisa em teoria psicanalítica desenvolvidos pelos professores. (3 créditos)

Obs.: A cada semestre, os professores do programa de Pós-Graduação oferecem para o Curso de Graduação do Instituto de Psicologia um conjunto de disciplinas cujo conteúdo é a exposição e análise crítica de textos fundamentais da teoria psicanalítica. Estas disciplinas são consideradas básicas para a iniciação do pesquisador.

DURAÇÃO

O curso de Mestrado tem a duração máxima de 24 meses e o de Doutorado 48 meses (incluindo a defesa da dissertação e da tese).

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O aluno de doutorado matriculado no Programa fica obrigado a, num prazo de dois anos, submeter-se a um exame de qualificação sobre o projeto de tese perante uma banca composta de três professores do curso. Caso não seja aprovado no exame de qualificação terá o prazo de quatro meses para se submeter a uma nova avaliação. Esta será eliminatória.

CRÉDITOS

Com valor total de três créditos, as disciplinas do curso constarão de seminários semanais apresentando três horas de duração. São necessários 24 créditos para concluir o curso de Mestrado e 30 para finalizar o Doutorado além, quando for exigido, de disciplina de Prática de Ensino e Pesquisa.  É possível o aproveitamento de créditos de Mestrado no Doutorado.

« volta

© 2014 Todos os direitos reservados a UFRJ - Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica
Desenvolvido por Plano B