UFRJ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA

Área Restrita

Esqueci minha senha

Curso

Disciplinas 2017.2

IPG 757/ IPG 846 – Teoria da Clínica Psicanalítica

Questões Preliminares à operação analítica nas psicoses

Professor Angélica Bastos
Horário: terça-feira – 14:30h
Início: 5 de setembro

 

No segundo semestre de 2017, trataremos da operação analítica nas psicoses, buscando suas condições específicas e aspectos diferenciais em relação às neuroses. Partiremos da premissa da necessidade de enodamento entre o corpo, a linguagem e a gozo. Investigaremos as psicoses desencadeadas, as estabilizadas e suplenciadas. Para tal, abordaremos a problemática das psicoses ordinárias do ponto de vista do corpo, da linguagem e do laço social A fim de circunscrever a operação analítica e a resposta do analista à transferência, serão estudados casos clínicos da literatura especializada.

 

IPG 748/ IPG 837 – Conceitos Fundamentais III

Tecnologias, corpo e subjetividade

Professor Simone Perelson
Horário: quarta-feira – 9:30h
Início: 6 de setembro

 

O seminário terá por objetivo abordar as novas montagens do sexo e da filiação no contexto contemporâneo, e mais especificamente no cenário das intervenções biotecnológicas: 

a) no campo da sexuação (transformações corporais por meio de terapias hormonais, mamoplastias e cirurgias de transgenitalização);
b) no campo da reprodução (substituição do ato sexual pelo ato técnico no lugar de fundamento da vida por meio da inseminação artificia e/ou fertilização in vitro).

 

IPG 762/ IPG 851 – Tópicos Especiais IV

Seminário de dissertação e tese

Professoras Anna Carolina Lo Bianco e Andréa Martello
Horário: quinta-feira – 13h
Início: 14 de setembro

 

O curso visa examinar as condições da pesquisa em psicanálise na universidade, examinando alguns textos de referência que ao longo do desenvolvimento da teoria psicanalítica definiram os principais modos de aproximação à temática. Com o intuito de atualizar as questões da pesquisa e da produção bibliográfica em cada projeto de dissertação ou tese, procederemos à leitura individual dos projetos da turma. Contaremos ainda com a apresentação oral dos projetos, acompanhada de delimitação de questões e discussão a fim de que o trabalho no curso se desdobre em um texto sobre a problemática da pesquisa e/ou seus resultados parciais sob a forma de artigo a ser publicado.

 

IPG 746/ IPG 835 – Conceitos Fundamentais I

Ciência e Psicanálise

Professor Amândio Gomes
Horário: sexta-feira – 13h
Início: 1 de setembro

 

O curso visa discutir a posição da psicanálise em relação à ciência tendo por base os seguintes textos: a conferência de Freud sobre a Weltanschauung; os Seminários de Lacan Livros 1 e 2 (o inconsciente e o conhecimento científico no registro do simbólico), Livro 3 (o foracluído do simbólico na psicose e na ciência), Livro 7 (a experiência na objetividade, e a experiência do êxtimo); os artigos de Lacan nos Escritos “Do Sujeito Enfim em Questão” e “A Ciência e a Verdade”. Inicialmente, retomando duas referências importantes para Lacan relativamente à ciência, serão discutidos as três primeiras Meditações Metafísicas de Descartes, além dos artigos de Koyré, “Galileu e a Revolução Científica” e “Galileu e Platão”.

 

IPG 756/ IPG 845 – Escola em Psicanálise

As Controvérsias Anna Freud e Melanie Klein e o surgimento do "Middle Group"

Professora Fernanda Pacheco
Horário: sexta-feira – 8:30h
Início: 15 de setembro

 

O seminário pretende mapear a discussão sobre a questão das relações objetais em psicanálise, com ênfase na perspectiva do chamado “Middle Group” (Independentes Ingleses), cujos principais expoentes são Winnicott e Balint. Com este objetivo, revisitaremos as tensões conceituais na origem da histórica polêmica entre Anna Freud e Melanie Klein. O seminário discutirá também as possíveis aproximações entre a perspectiva inaugurada por este grupo e o que se convencionou chamar de psicanálise "pós escolas".

 


Seminários de Pesquisa

É necessário contatar o professor para efetuar a matrícula nestes seminários

 

IPG 754/ IPG 843 – Psicanálise e Ciências Sociais

Psicanálise e crítica cultural

Professora Maria Cristina Poli
Horário: quarta-feira – 14:30h
Início: 6 de setembro

 

Em função e campo da fala e da linguagem, Lacan diz aos analistas: "Que antes renuncie a isto, portanto, quem não alcançar em seu horizonte a subjetividade de sua época." (1953/1998, p. 322). Tanto ele como Freud nos legaram um imenso trabalho de pensamento crítico em relação aos laços sociais, à cultura e sua história. Neste seminário procuraremos estudar alguns destes textos, em particular aqueles em que Lacan constitui um trabalho mais direto com a herança marxista (Sem. 16 e 17). Nossa questão sendo dirigida pela forma como a psicanálise opera com o conceito de História em suas análises culturais, trabalharemos também alguns textos de autores contemporâneos que nos permitam avançar sobre isso.

 

IPG 759/ IPG 848 – Tópicos Especiais em Psicanálise I

A insistência do corpo e do sensório diante do traumático

Professora Marta Rezendo Cardoso
Horário: quinta-feira – 9h
Início: 3 de agosto

 

Neste seminário daremos seguimento à investigação da problemática do excesso e do trauma tendo como foco central a relação eu/corpo em seu necessário entrecruzamento com a relação eu/outro. O objetivo do seminário é, por um lado, promover uma melhor apreensão teórica dos processos envolvidos nos primórdios da constituição subjetiva. Por outro lado, pretende-se avançar na análise das determinações que estariam na base de certas situações clínicas e configurações subjetivas singulares marcadas por uma insistência do corpo somático e do registro sensório no plano do funcionamento psíquico.

 

IPG 749/ IPG 838 – Conceitos Fundamentais Psicanálise IV

O dispositivo analítico na clínica contemporânea

Professores Julio Verztman, Regina Herzog e Teresa Pinheiro
Horário: sexta-feira – 11h
Início: 1 de setembro

 

Este seminário vai trabalhar as categorias clínicas extraídas da discussão dos casos apresentados no último Colóquio do Nepecc em início de agosto de 2017, casos oriundos do projeto em curso sobre as compulsões realizado pelos membros deste núcleo.

 

 

« volta

© 2014 Todos os direitos reservados a UFRJ - Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica
Desenvolvido por Plano B